Especialistas apontam leve melhora no mercado imobiliário desde a crise 324x160As mudanças no mercado imobiliário refletem no comportamento de quem quer comprar imóvel para morar ou como investimento
 
Em meio às mudanças decorrentes das crises econômicas e das projeções macroeconômicas, como a redução das taxas de juros e a queda da inflação, o mercado imobiliário tende a se transformar como forma de se manter ativo. Neste cenário de instabilidade e diante de uma sociedade que muda com os avanços tecnológicos, o setor sofre impactos diretos e indiretos.
 
De acordo com Rui Gondim, sócio-diretor da Vivar Imóveis, como qualquer setor produtivo, o mercado sofre porém se beneficia com as mudanças, quer por via normal ou por via da crise. “A empresa que não acompanhar a evolução do mercado em que está inserida, morre. Então, sempre estamos e estaremos atentos às mudanças de comportamento de quem quer comprar, alugar e vender um imóvel. O mercado é um corpo vivo em constante mudança”, pontua.
 
Essa transformação de mercado acaba refletindo no perfil de um novo consumidor, mais consciente e precavido. “O mercado vem mudando bastante, mas isso sempre foi assim. A forma como nosso cliente busca e compra seu imóvel já não é mais como antes. Hoje, nosso cliente tem uma jornada de compra mais consciente, faz muitas pesquisas e coleta o máximo de informações sobre o imóvel antes de fechar um negócio. O ir e vir, o deslocamento e o tempo são variáveis muito caras para todos”, ressalta o diretor da Vivar Imóveis.
 
A mais recente mudança no mercado imobiliário foi a redução das taxas de juros do crédito imobiliário e o aumento do percentual do valor do imóvel usado financiado pela Caixa Econômica Federal. A medida foi considerada positiva pelo setor imobiliário. As taxas mínimas passaram de 10,25% ao ano para 9%, no caso de imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% ao ano para 10% ao ano para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Além de voltar a financiar até 70% do imóvel usado. “Extremamente interessante para quem quer investir ou comprar. Toda vez que os juros caem, o mercado imobiliário se beneficia de forma geral com novos lançamentos e a especulação financeira fica prejudicada.”
 
Com as transformações trazidas pelo marketing digital e a popularização do acesso à internet, as imobiliárias e corretores começaram a se preocupar cada vez mais em atrair e facilitar o acesso às novas tendências. “Estamos atento às mudanças de mercado e ao comportamento do consumidor. Percebemos que o mercado está mais digital e começamos a reforçar nossa presença nesse meio de forma mais contundente e expressiva”, salienta Rui Gondim.
 
As eleições em 2018 também são fator de preocupação para o mercado. Para Gondim, todo ano eletivo, especialmente no período eleitoral, é sempre conturbado para todos os mercados, já que a instabilidade política provoca insegurança do investidor. “Por outro lado, essa mesma instabilidade política causa uma turbulência maior na área financeira, o que favorece a decisão para um investimento mais seguro no mercado imobiliário.”
 
Investimento no Mercado Imobiliário
 
“Nunca vi, em todos esses anos de atuação neste mercado, ninguém perder dinheiro com o investimento imobiliário, porque ao comprar um imóvel a pessoa tem condição de gerar receita com locação ou como moradia. Nessa equação, quando fizermos a conta desse retorno financeiro, devemos levar em consideração que o período que residimos e usufruímos dele tem que contabilizar como despesa que teríamos com a nossa própria locação”, esclarece Rui Gondim.
 
O setor gera um impacto socioeconômico muito positivo, já que tem uma cadeia produtiva grande, e acaba reverberando na criação de novos empregos e renda para a população. De acordo com o diretor da Vivar Imóveis, a perspectiva para este ano é que o mercado volte a receber novos investimentos “e que tenhamos uma maior representatividade no Congresso Nacional, a fim de fazê-lo funcionar melhor e mais condizente com a sua importância no cenário produtivo”. Rui Gondim ainda ressalta que, com a redução das taxas de juros, vários investidores estão migrando novamente para o mercado imobiliário, aquecendo o volume de vendas.
 
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.