Nascida em Saragoza (Espanha), Beatriz Rubio está em Portugal há 20 anos. É licenciada em Economia e Gestão de Empresas da Universidade de Saragoza e tem um MBA pelo IESE, da Universidade de Navarra. Começou a carreira na direção comercial da L’Oréal, na Espanha em 1990. Em 1993, foi para Portugal e assumiu a direção da divisão de perfumes seletivos na Parfum & Beauté. Em 2002 passou a integrar os quadros da Remas Portugal e sete anos depois tornou CEO da marca naquele país.
Em 2011 e 2013 foi uma das três finalistas do Prémio Mulher de Negócios em Portugal da revista Máxima. Agora, diz que seu objetivo é mudar a vida dos nordestinos, atuando nos negócios da empresa nesta região do Brasil.Nascida em Saragoza (Espanha), Beatriz Rubio está em Portugal há 20 anos. É licenciada em Economia e Gestão de Empresas da Universidade de Saragoza e tem um MBA pelo IESE, da Universidade de Navarra. Começou a carreira na direção comercial da L’Oréal, na Espanha em 1990. Em 1993, foi para Portugal e assumiu a direção da divisão de perfumes seletivos na Parfum & Beauté. Em 2002 passou a integrar os quadros da Remas Portugal e sete anos depois tornou CEO da marca naquele país. Em 2011 e 2013 foi uma das três finalistas do Prémio Mulher de Negócios em Portugal da revista Máxima. Agora, diz que seu objetivo é mudar a vida dos nordestinos, atuando nos negócios da empresa nesta região do Brasil.
A senhora é conhecida mundialmente como uma mulher de sucesso.De onde vem essa força e essa motivação?
De ter conseguido fazer da Remax em Portugal um império da indústria imobiliária e, agora, o meu objetivo é conseguir o mesmo em novas regiões do Brasil, que são Alagoas, Maranhão e Pernambuco.
O que significa trabalhar em Rede no mercado imobiliário?
Significa partilhar. Acho que existem coisas importantes, quando se trabalha em rede. Ou seja: um corretor faz a captação exclusiva e outro corretor tem um cliente e ambos partilham a venda. Portanto, a comissão é dividida entre os dois. Para isso, é preciso que o mercado esteja regulado, tenha boas normas, e que diferentes empresas consigam ter essas mesmas normas. Por isso, é importante que nós em toda a Remax consigamos fazer essa partilha de uma forma correta. Por exemplo: neste momento, muitos investimentos do Brasil estão indo para Portugal. Temos muitos corretores do Brasil que enviam contratos para Portugal e um corretor português acompanha tudo, vende, e no fim quando recebe a comissão reenvia o dinheiro para o colega brasileiro. Acho isso maravilhoso, pois nos mostra que estamos em um mundo globalizado.
Por que os portugueses apostam no Brasil, através da franquia Remax?
Porque Portugal aposta no Brasil, e o Brasil aposta em Portugal. O mundo está muito globalizado, ou seja, não pode ser somente os portugueses virem para cá. Hoje, a primeira nacionalidade a chegar a Portugal é a francesa; a segunda, a brasileira, e a terceira a asiática. Mas, há pouco tempo, era a asiática, e a segunda era a África do Sul, porém, apostamos uns nos outros. É normal que entre Portugal e Brasil exista essa aproximação por uma coincidência de língua.
Por ser um modelo de franquia existe muita resistência? Quais são os custos/benefícios?
Acho que por ser um modelo de franquia não deveriam existir resistências; ao contrário, esse é um modelo no qual a pessoa é um empreendedor, e na Remax todos ganham. Se o corretor ganha, ganha o dono da franquia, e ganha a Remax. Isto quer dizer que todos ganham, mas dependemos uns dos outros. É um modelo que existe faz muito tempo, e temos as formações adequadas, os treinamentos, etc.
Há diferenças entre a metodologia empregada pela Remax em Portugal e no Brasil. Não. Estamos trazendo o mesmo modelo que usamos em Portugal. Um modelo de guarda-chuva, onde todos trabalham para a Remax. Se este modelo está funcionando bem, para que mudar?
A quem devemos atribuir a expansão desta franquia em Alagoas e o que mudou no mercado deste início, há sete anos até hoje? Em Alagoas, o modelo se iniciou com Alexandre. Depois veio Maherval que trouxe uma nova dinâmica e entendeu bem o conceito de franquia. Quem consegue isso projeta bons negócios para o futuro, pois não tem estoques e não tem encargos com as pessoas com quem trabalha, porque estas também são empresários.
Em Alagoas, a senhora realiza palestra compartilhada, após outros palestrantes da franquia como Paulo Vilhena e o presidente Manuel. Quais são as principais metas destes eventos?
É as pessoas sentirem que podem conseguir tudo aquilo que desejam. O método, a formação, o treinamento existem, mas é muito importante não limitar a nossa cabeça. Os nossos pensamentos geram emoções e essas emoções geram resultados. Por isso, pensamentos ruins geram resultados ruins; ao contrário, pensamentos positivos geram resultados positivos.
Qual a avaliação da Remax sobre o Nordeste, no cenário brasileiro?
Acho que o nordestino é empresário, portanto esse é um conceito que deve frutificar na região e fazer com que as pessoas tenham êxito. Um orgulho que tenho neste momento da minha vida é ter mudado a vida de muitas pessoas em Portugal, pessoas que ganhavam muito pouco e agora ganham muito bem. Meu objetivo, agora, é mudar a vida dos nordestinos.
Qual o segredo para o sucesso profissional de um corretor de imóveis?
Vocês podem até rirem, mas o segredo é tirar o bumbum da cadeira e ir para a rua, porque o negócio está na rua. Existem pessoas que ficam atrás de um computador o dia todo, e o nosso negócio é de pessoas para pessoas. As máquinas, a tecnologia, podem ajudar, mas sempre será necessária a presença de uma pessoa que esteja por detrás do negócio, e essa pessoa tem que estar na rua. No nosso negócio, é preciso sapatos para andar e língua para falar.
Existe espaço para os corretores de imóveis atuarem em Portugal?
Estamos com seis mil corretores em Portugal, 263 lojas e nossa meta é chegar a dez mil corretores, em 2020. Quero ainda dizer que não existem limites em nossas vidas; os limites são impostos por nós próprios. Especialmente no caso das mulheres que temos casas, temos filhos para cuidar, mas temos sim que trabalhar, termos muito sucesso e sermos felizes.