“Em 2016, atendemos a 455 empresas e a mais de 65 mil pessoas”
Cuidar da saúde do trabalhador é importante e o setor empresarial tem cada vez mais se preocupado com isso, pois um ambiente de trabalho seguro e saudável é mais produtivo e gera menos despesas com afastamentos. Em Alagoas, assim como todo o Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) atua com competência nessa área, seja na prevenção a acidentes e a doenças do trabalho ou na oferta de serviços de saúde.
São várias especialidades médicas, exames, odontologia, reabilitação, que atendem a milhares de alagoanos, a preços diferenciados, com vantagens para o trabalhador da indústria e seus dependentes, além do público em geral. Nesta entrevista à Revista Construção & Mercado Imobiliário, a gerente de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi/AL, Cláudia Piatti, conta como a entidade consegue atender à demanda com qualidade e eficiência.
“Contamos com unidades
móveis que podem
atender o trabalhador no
próprio local de trabalho”
Quais serviços são oferecidos pelo Sesi Saúde em Alagoas?
O Sesi possui unidades com ampla e moderna estrutura, onde oferece serviços médicos, odontológicos e realização de exames, voltados às empresas, aos industriários e seus dependentes, bem como ao público em geral. Temos especialidades como angiologia, cardiologia, gastroenterologia, dermatologia, oftalmologia, pediatria, medicina do trabalho, entre outras. Na área de exames, ofertamos eletrocardiograma, ultrassonografia, laboratoriais e uma gama de serviços. Temos ainda atuação na área de reabilitação, onde dispomos de uma clínica com todas as especialidades voltadas para esta especialidade. A odontologia também é uma das ações de saúde que o Sesi desempenha com serviços clínicos (extração, restauração, remoção de tártaro, profilaxia e aplicação de flúor), odontopediatria, ortodontia e endodontia (tratamento de canal).
Onde o atendimento é feito?
Em Maceió, atendemos na Unidade Sesi Cambona – Vila Olímpica Albano Franco; na Unidade Sesi Tabuleiro (Francisco Araújo Silva), que fica no Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante – o antigo Distrito Industrial; e na Unidade Sesi Gruta – Centro de Reabilitação Armando Monteiro Neto. Na Unidade Sesi Arapiraca (José Gomes Barbosa), também temos algumas especialidades, além das atividades em saúde ocupacional. Em todas elas, o Sesi oferece serviços de excelência. Contamos, ainda, com unidades móveis que podem ser deslocadas para as indústrias, permitindo que o trabalhador seja atendido no próprio local de trabalho com mais conforto e evitando que ele falte para receber atendimento médico. Nossa frota móvel atende nas áreas de saúde ocupacional, radiologia, odontologia, audiometria e oftalmologia.
Como o trabalhador deve proceder para receber atendimento?
O Sesi disponibiliza o Contact Center para marcação de consultas e exames. O número é o (82) 3021-7374. Caso alguma empresa queira fazer parceria com o Sesi para cuidar da saúde e da segurança de seus trabalhadores pode ligar para o mesmo telefone. As atendentes estão preparadas para prestar o melhor atendimento e a dar informações sobre o nosso portfólio de serviços.
Todas as categorias de industriários são atendidas?
Sim, com preços diferenciados. E, se o trabalhador pertencer a uma empresa sindicalizada, terá mais vantagens.
Existe algum atendimento específico para o trabalhador da construção civil?
O Sesi, em parceria com o Sinduscon, desenvolve o projeto Construindo Sorrisos, onde o trabalhador recebe atendimento dos serviços de odontologia no próprio ambiente de trabalho, por meio das Unidades Móveis. Outras atividades de promoção à saúde do trabalhador são desenvolvidas na própria indústria da construção, seja na área de saúde, de segurança no trabalho ou na educação, nas quais somos referência. Como resultado, os empresários nos procuram dizendo que a produtividade aumentou, porque os trabalhadores estão mais saudáveis e satisfeitos, sentem-se seguros, assistidos.
Existem dados estatísticos sobre os atendimentos já realizados pelo Sesi Saúde em Alagoas?
Sim. Durante o ano de 2016, atendemos a 455 empresas e a mais de 65 mil pessoas.
”Os empresários nos procuram
dizendo que a produtividade
aumentou; os trabalhadores
sentem-se seguros, assistidos”