sopNesta terça-feira, 12 de julho, o Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas – Sinduscon AL por meio da Comissão da Indústria Imobiliária – CII, representada por Dalmo Neto, participou de uma reunião com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal sobre o programa Minha Casa Minha Vida. O evento aconteceu na sede da CBIC – SBN Q 1 Bloco I - Ed. Armando Monteiro Neto 4º andar.
 
A reunião com o banco do Brasil tratou sobre a concessão de crédito: Previsão de concessão de financiamento à produção; Aprovação de minuta de contrato de financiamento de outro agente uma única vez, passando a valer para todos os repasses do empreendimento; Possibilidade de os contratos com IQ serem assinados pelos GIMOBs e celeridade das operações de IQ nos processos de repasse.
 
Na oportunidade também foi falado sobre os contratos PJ/Gestão do Repasse, onde foi abordado sobre a informação do VMD de empreendimentos inadimplentes. Pedido de certidões reipersecutórias em vários momentos nas operações de repasse, além da verificação das possibilidades de exigência apenas no início do processo e quando da assinatura do contrato.
 
A tarde foi preenchida com a reunião da Caixa Econômica Federal, que foi iniciada falando sobre a contratação de Pessoa Jurídica, abordando os seguintes tópicos: Situação de contratação frente ao orçamento de 2018; Previsão de contratações para o segundo semestre de 2018; Apresentação, pela equipe da caixa, do fluxo para contratação PJ; Critérios para cálculo do impacto na CPM (capacidade de pagamento mensal); Necessidade de maior proximidade entre as GIHABs e Departamento Jurídico; Necessidade de aportar valores de unidades SBPE não vendidas em contratos PJ com recurso FGTS; Saldo credor de empreendimento encerrado (A Caixa se comprometeu a reforçar as orientações com as GEABs sobre estorno de saldo credor); Disponibilização de relatórios; Disponibilização de dados estatísticos das simulações, por estado, cidade, valor do imóvel, para que as empresas possam fazer planejamento de lançamentos com base na demanda ou oferecer imóveis em construção de acordo com o interesse (juntar demanda com oferta).
 
Sobre a contratação da Pessoa Física a reunião abordou os tópicos: Apresentação, pelo representante da CBIC, de fluxo para contratação PF, conforme praticado na rede Caixa; Previsão de contratações para segundo semestre; Aprovação de crédito com somente 25% de comprometimento de renda x 30% de comprometimento para vendas de balcão; Contratação não vinculada à aquisição de produtos; Liberação de exigência de termo de quitação na minuta contratual da Pessoa Física, quando do repasse; Publicação de portaria para flexibilizar estoque de faixa 2 para venda no faixa 1,5.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.