Cada vez mais, a tecnologia é uma parte inseparável da nossa vida. O dia a dia do brasileiro já conta com diversas facilidades trazidas pelos avanços da área. Da conexão constante com a internet até sistemas de inteligência artificial – muitos avanços com o qual a população apenas sonhava já são realidades.
O mercado imobiliário não ficou de fora desses avanços. Esse é um setor que vem se recuperando cada vez mais em todas as partes do país. O índice de velocidade de vendas (IVV), por exemplo, aumentou 57% em 2017 no Distrito Federal, se comparado com 2015. Trata-se de uma expansão extremamente significativa, que também se deu no resto do Brasil.
“Como o acesso fácil e democrático a informação, propiciado pela internet , os clientes se tornam cada vez mais exigentes. E deve mesmo ser assim: quando falamos de imóveis, um bem com alto valor agregado, é importante encontrar exatamente o que se deseja”, considera Tarik Faraj, sócio-fundador da imobiliária TRK Imóveis. “A incorporação da tecnologia no nosso dia a dia tem nos ajudado a atender essas necessidades, a garantir que o comprador esteja sempre satisfeito”, completa.
Uma das medidas implementadas pela TRK imóveis é o uso de drones para entregar aos clientes imagens de qualidade impressionante sobre os imóveis, através de vídeos postados no canal da empresa no YouTube, Instagram e Facebook. Além disso, são usadas as visualizações 360o no site, para ajudar o comprador a ter uma visão mais completa e realista sobre o imóvel.
Escolher antes de visitar - O uso de tecnologias, como os vídeos feitos por drones e as visualizações 360º interativas, é uma forma muito eficiente de facilitar o processo de escolha para um comprador. Cada vez mais pessoas possuem rotinas extremamente agitadas, com horários completamente preenchidos. Sobra pouco tempo para visitar inúmeros imóveis em busca da casa ou espaço corporativo ideal. Com a tecnologia, é possível reduzir muito o número de visitas necessárias para fechar negócio por meio desses recursos visuais e interativos.
De fato, é difícil que a maioria das pessoas encontre tempo no dia a dia para procurar imóveis pessoalmente. O uso da internet ajuda bastante, mas sem recursos que possibilitem um panorama sobre o imóvel e a localização, fica difícil escolher. A possibilidade de visitar os cômodos virtualmente com o recurso 360º possibilita uma escolha muito melhor informada. Além disso, outra exigência muito comum entre os consumidores é que o site da imobiliária apresente fotos de qualidade, profissionais e que retratem o espaço de maneira realista.
“Os vídeos gravados em alta resolução, com equipamentos modernos como estabilizadores de imagem, lentes e drones são uma ferramenta poderosa e muito elogiada pelos clientes. É uma forma de conhecer não apenas o imóvel, mas sua localização. É possível ter uma boa ideia sobre os arredores e o bairro através deles. Aliados com os outros recursos visuais do site, a tecnologia ajudou muito a otimizar o processo de compra, venda e aluguel. Tanto para os compradores quanto para nós”, conta Faraj.
Outra forma que a tecnologia tem ajudado as imobiliárias a impulsionar as vendas e os compradores a encontrar exatamente o que precisam são os hotsites. Tratam-se de páginas na internet que são desenvolvidas pela imobiliária especialmente para um único imóvel. Neste site o cliente encontra todas as informações sobre o imóvel de forma muito detalhada, além de vídeos e fotos produzidos em altíssima qualidade.
Fonte: InfoMoney