20180511113619843801iEmpresários, dirigentes públicos e estudantes da área de engenharia química e de cursos técnicos participaram, na manhã desta quinta-feira, 10 de maio, no auditório principal da Casa da Indústria, no bairro do Farol, do III Fórum Regional da Indústria do Plástico, evento realizado em parceria pela Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Sebrae/AL, governo do Estado, Braskem e o Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast/AL). O evento serviu para mostrar os avanços do mais novo segmento da economia alagoana, responsável, hoje, por 13% do PIB estadual.
 
“A indústria do plástico veio para ajudar Alagoas a enfrentar a queda do setor sucroacooleiro. É uma indústria que cresce celeremente, suprindo a lacuna deixada pela crise que atingiu as usinas e que tão duramente afetou nossa economia”, disse o presidente da Fiea, empresário José Carlos Lyra, ao instalar o Fórum.
 
Ele revelou sua avaliação de que a economia alagoana passa por importantes mudanças, substituindo estruturas econômicas tradicionais por atividades modernas. Neste sentido, Lyra ressaltou o grande avanço do mercado químico-plástico no Estado, resultado da parceria entre o setor público e entidades como a Fiea/Sinplast, o Sebrae, e empresas de porte, como a Braskem, e as associações de empresas dos polos de Maceió e Marechal Deodoro.
 
Com empresas da primeira, segunda e terceira gerações, Alagoas possui uma estruturada Cadeia Produtiva, “o que faz com que o Estado seja o melhor destino para investimentos na região Nordeste”, acrescentou José Carlos Lyra.
 
O dirigente da entidade de classe da indústria destacou a importância da criação da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP), que reúne 60 empresas, geradoras de 14 mil empregos diretos e indiretos, e que oferece atrativos diferenciados em relação aos demais estados brasileiros.
 
Ele afirmou ainda que o segmento do plástico cresce tanto em volume de negócios e no nível de emprego, quanto no aspecto tecnológico, com cursos de capacitação em andamento, entre eles o Curso Técnico em Plástico, oferecido pelo Senai/AL. “A indústria química e do plástico é uma das mais importantes para a consolidação do crescimento econômico de nosso Estado”, declarou o presidente da Fiea.
 
O III Fórum Regional do Plástico teve palestras do juiz federal Júlio Melek, sobre a nova legislação trabalhista, de Renan Bonnard, pós-doutor e pesquisador do Senai/SC, sobre a Indústria 4.0; da colunista da Globo News, Thais Herédia; de Ricardo Cavalcante, do Senai/AL, sobre “Avanços na formação da mão de obra para o setor químico e plástico”; e do engenheiro químico Miguel Bahiense, presidente do Instituto Nacional do Plástico (INP), sobre “A importância do plástico”.
 
A solenidade de abertura contou também com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Brito, do diretor-superintendente do Sebrae/Alagoas, Marcos Vieira, do diretor da Braskem, Márcio Barreto, do presidente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Luiz Otavio Gomes, e de dirigentes da Fiea e do Sinplast/AL.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.