Estimativa sinaliza aceleração do crescimento ante 2017, quando a comercialização subiu 9,4% e o total de unidades lançadas avançou 5,2%
Os lançamentos e as vendas de imóveis residenciais no Brasil em 2018 devem crescer cerca de 10% ante o ano passado, disse nesta segunda-feira (26) o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci.
A estimativa para este ano sinaliza uma aceleração do crescimento em relação ao ano passado, quando os lançamentos subiram 5,2% e as vendas aumentaram 9,4%, de acordo com o levantamento da CBIC, com base em 23 cidades e regiões metropolitanas do país.
O otimismo reflete, entre outros dados econômicos, a expectativa da recuperação da poupança. Segundo José Carlos Martins, presidente da instituição, a tendência é que haja mais recursos disponíveis para imóveis destinados à classe média –o ano passado foi impulsionado pelo segmento econômico adquirido com uso do FGTS.
Mas as projeções da entidade para o mercado imobiliário em 2018 seriam ainda melhores, não fosse pela decisão do governo de adiar a reforma da Previdência, destacou Petrucci.
"Se tivessem aprovado a reforma da Previdência, nossa expectativa seria muito mais positiva, mas parece que isso ficou para o próximo presidente, então esperamos crescimento em torno de 10% para vendas quanto lançamentos", disse Petrucci ao apresentar o balanço de 2017.
Martins destacou ainda que a alta de 10% estimada para 2018 está condicionada a alguns fatores, entre eles a disponibilidade de crédito e a regulamentação dos distratos.