Dados da Sondagem da Construção, realizada pela FGV/Ibre, revelam que o índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getulio Vargas subiu 1,1 ponto em novembro para 79,1 pontos, considerando-se dados ajustados sazonalmente.
De acordo com a pesquisa, essa foi a sexta alta consecutiva do índice. Em novembro, vale destacar que a percepção das empresas em relação à carteira de contratos teve forte avanço. Houve aumento nas assinalações de contratações de mão de obra nos próximos meses – o indicador registrou a terceira alta consecutiva, atingindo o maior patamar desde dezembro de 2014.
As empresas chegam com a percepção de que a situação corrente dos negócios teve uma ‘despiora” ao longo do ano. "O Índice de Situação Atual ainda se encontra distante de sua média histórica, mas estes resultados representam uma sinalização importante de melhora da atividade da construção nos últimos meses do ano, o que, por sua vez, traz perspectivas mais positivas para o setor em 2018”, avalia a coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre, Ana Maria Castelo.