jjhggkkNesta sexta-feira (28/9), o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon/AL) encerrou as comemorações dos quarenta anos da entidade durante um encontro com os presidentes das Comissões Técnicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na sede do sindicato.
 
O objetivo foi discutir técnicas e estratégias do segmento da construção, debatendo os assuntos que estão em pauta nacional e regional. O encontro é uma realização do Sinduscon/AL em conjunto com a CBIC, com o patrocínio do Sesi e Senai, e apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), do Sebrae, da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/AL), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL). 
 
O presidente do Sinduscon/AL, Alfredo Brêda, agradeceu a presença de todos e disse se sentir orgulhoso por Alagoas ser o primeiro estado a sediar o encontro. Logo em seguida, o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII), Celso Petrucci, discorreu sobre financiamentos, mercado imobiliário nacional e a solicitação do atual Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em sua fala, destacou todos os temas enfrentados pela CII nos últimos meses.
 
O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), Nilson Sarti, palestrou sobre o Saneamento e o Projeto de Lei de Licenciamento Ambiental, explicando sobre o julgamento do Código Florestal pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sobre Áreas de Preservação Permanentes (APPs) urbanas e os Projetos de Lei em andamento que compreendem essas pautas.
 
Em seguida, o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Fernando Guedes, ministrou a palestra sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a Reforma Trabalhista e os posicionamentos atualizados dos tribunais. Desmistificando alguns assuntos polêmicos que cercam o tema, o presidente analisou o cenário após a reforma, que completa um ano de aprovação.
 
A palestra sobre a PL do Distrato, a prorrogação do Regime Especial de Tributação (RET) para o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) faixa 01, e requisitos e efeitos da entrega de imóveis em construção realizados pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), foi ministrada pelo presidente do Conselho Jurídico (Conjur), José Carlos Gama. 
 
Após uma pausa para o almoço dos participantes, a programação retornou às 14h, com o líder do projeto de acompanhamento do PMCMV, Carlos Henrique de Oliveira Passos, palestrando sobre o futuro do programa. A abordagem sobre o seguro garantia de obras, o Projeto de Lei sobre licitações e as questões das Parcerias Público-Privadas (PPPs), ficou por conta do presidente da Comissão de Infraestrutura (COP), Carlos Eduardo de Lima Jorge.
 
O presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), Dionyzio Klavdianos, tratou da revisão da Norma de Desempenho NBR 15575, das previsões para a habitação em 2030, da atualização da Norma de Cimento e seu impacto nos canteiros de obras, da revisão da Norma de fachada e da implantação da tecnologia Building Information Modeling (BIM, em português: Modelagem de Informações da Construção). 
 
Por fim, a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC), Ana Cláudia Gomes, por meio de um vídeo, encerrou o evento ressaltando as importantes iniciativas que integram a pauta de responsabilidade social da CBIC, como o Programa de Ética & Compliance, que vem percorrendo as entidades com o intuito de inserir tais práticas no cerne de seus sistemas operacionais.  
 
Fonte: http://www.sindicatodaindustria.com.br/noticias/2018/09/72,128919/sinduscon-al-realiza-1-encontro-com-presidentes-das-comissoes-tecnicas-da-cbic.html
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.