made3333ArcelorMittal Brasil vai selecionar até oito projetos por meio do Edital de Inovação para a Indústria. As inscrições estão abertas até 15 de outubro
 
Estão abertas as inscrições para o Desafio Carvão Vegetal Sustentável, que vai selecionar projetos de inovação com soluções para otimizar os finos de carvão vegetal na cadeia de produção do aço da ArcelorMittal Brasil. A chamada faz parte do Edital de Inovação para a Indústria, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 
A ideia é que as empresas desenvolvam soluções em, pelo menos, uma das frentes: atuação nas variáveis do processo para redução da geração de finos; aumento da confiabilidade na medição de finos; e uso dos finos para a criação de coprodutos de maior valor agregado. Os finos são um coproduto indesejado da produção do aço e que é originado da degradação do carvão vegetal ao longo do processo até o abastecimento dos alto-fornos. 
 
Durante a produção, manuseio e o transporte do carvão vegetal, o produto sofre degradações físicas que acarretam a geração de partículas finas. Essas partículas, denominadas finos de carvão, representam perdas para o processo, pois atualmente não é possível utilizá-las nos alto-fornos e elas são revendidas como um resíduo de menor valor agregado A cada 100t de carvão vegetal produzido, são gerados cerca de 30t de finos, o que representa uma grande perda econômica com impactos sobre o meio ambiente.
 
SELEÇÃO – Um comitê de avaliação, composto por especialistas da ArcelorMittal Brasil e do SENAI, fará a seleção das ideias de até oito startups. Cada proposta receberá o valor máximo de R$ 250 mil e deverá ser desenvolvido em até seis meses. Os interessados podem se inscrever até 15 de outubro no site do desafio.Todas as informações sobre o Edital, critérios para participação e regulamento completo podem ser consultados no mesmo endereço.
 
O gerente-geral de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da ArcelorMittal Aços Longos, Rodrigo Carazolli, explica que o desafio visa contribuir para a perenidade do negócio e ganhos de sustentabilidade. “Os finos de carvão representam um desperdício não somente para a companhia, mas também para o meio ambiente, pois elevam o custo de produção do ferro-gusa, geram perda de competitividade, impactos ambientais, perda de performance e riscos operacionais nos alto-fornos”, diz. 
 
O desafio proposto pela ArcelorMittal é uma das primeiras iniciativas a serem lançadas pelo Açolab, espaço de inovação criado pela companhia em julho. O espaço receberá startups, clientes, parceiros, representantes do meio acadêmico e profissionais da empresa envolvidos no desenvolvimento dos projetos. “É um passo importante na busca por estimular ideias inovadoras no setor do aço e em sua cadeia de valor. Não existe nenhuma experiência similar ao Açolab nos 60 países de atuação do Grupo ArcelorMittal”, completa Carazolli.
 
Na edição 2018 do Edital de Inovação para a Indústria, estão disponíveis R$ 55 milhões, em cinco categorias, para financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical. A seleção dos projetos é feita com base em critérios como potencial de inovação e de comercialização do produto ou do processo. Além do fomento, as instituições oferecem apoio na forma de infraestrutura para desenvolver as propostas selecionadas por meio dos Institutos SENAI de Inovação e dos Institutos SENAI de Tecnologia.
 
A chamada da ArcelorMittal Brasil faz parte da categoria Empreendedorismo Industrial - Inovação na Cadeia de Valor, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas. “Quanto mais complexo o desafio, mais criativa tem de ser a solução. E as startups têm essa capacidade”, avalia o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim. “Temos comprovado em outras chamadas do Edital de Inovação para a Indústria que isso é possível. Sempre nos surpreendemos positivamente com os resultados, principalmente no método das startups de resolver o problema”, completa.
 
O gerente de Inovação do Sebrae, Célio Cabral, destaca a importância da participação de pequenas empresas nesse mercado. “A cadeia produtiva do carvão vegetal é complexa e abre oportunidades para negócios de diversos segmentos, como biotecnologia, automação industrial, logística e IOT. Além disso, o desafio confirma uma tendência de abertura à inovação por parte de grandes empresas consolidadas em mercados tradicionais. Por isso, os pequenos negócios, em especial startups, precisam enxergar a chamada como um primeiro passo que viabiliza a aproximação com um mercado de alto potencial de escalabilidade”, explica.
 
SOBRE A ARCELORMITTAL - A ArcelorMittal é líder de aço do mundo, com presença em 60 países e unidades industriais em 19 países. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo ArcelorMittal é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição.
 
A ArcelorMittal está listada nas bolsas de valores de Nova Iorque, Amsterdam, Paris, Luxemburgo e nas bolsas espanholas de Barcelona, Bilbao, Madrid e Valência. No Brasil, mais de 16 mil pessoas compõem a força de trabalho da companhia, que atua nos segmentos de aços planos e longos, mineração, geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação.
 
Fonte: Agência CNI de Notícias

 

 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.