camarSessão solene marcou, na manhã desta sexta-feira (31/8), a entrega da Comenda Graciliano Ramos ao engenheiro, escritor e produtor cultural Alexandre Santos
 
A solenidade ocorreu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), no Farol, e reuniu familiares, amigos e dirigentes de entidades culturais e de engenharia. A honraria foi conferida por iniciativa do vereador Silvio Camelo (PV) e aprovada por unanimidade pelos vereadores que integram a Câmara Municipal de Maceió, em reconhecimento ao intercâmbio cultural e profissional promovido por Alexandre Santos entre Alagoas e Pernambuco, terra natal do homenageado.
 
Em sua fala, o vereador Silvio Camelo destacou o extenso currículo do homenageado e disse que pode testemunhar, por ter participado, ao lado de escritores alagoanos, o trabalho realizado por Alexandre Santos. “Com o trabalho que realiza na área cultural, ele faz com que todo o Nordeste brasileiro e até outros estados do Sul do Brasil, mantenham esse intercâmbio, e valoriza por demais os nossos escritores. Essa comenda que hoje é outorgada é nada mais nada menos do que o nosso reconhecimento, primeiro ao escritor e uma pessoa integrada com a cultura alagoana, nordestina e brasileira, e segundo por ser engenheiro, uma das categorias mais importantes do País”, disse o parlamentar.
 
Alexandre Santos agradeceu à Câmara e em especial ao vereador Silvio Camelo pela homenagem recebida, destacou o apoio da família e dos amigos e falou de seu amor pela cultura e engenharia. “Eu vivo da engenharia, mas consigo sobreviver a esse mundo tão complicado graças à arte, que me faz enfrentar esses dissabores. Dentro de cada um de nós mora um artista”, afirmou ao ressaltar que “hoje vivo um destacado momento da minha existência. É com muita alegria e orgulho que ocupo o Crea, uma das mais importantes instituições do País, para receber essa homenagem que tem o nome de um consagrado escritor brasileiro Graciliano Ramos. Devo dizer que assim como todo pernambucano, eu me sinto em casa aqui em Alagoas”.
 
Aloísio Ferreira de Souza, presidente do Clube de Engenharia de Alagoas, também destacou como legítima a homenagem prestada ao amigo. “Alexandre Santos consegue, através da arte, da escrita, conciliar com a engenharia. Ele tem vários artigos publicados sobre a engenharia e o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
 
Fernando Dacal, presidente do Crea em Alagoas, disse que a comenda é das mais importantes que um escritor poderia receber, por ter sido Graciliano Ramos “um dos maiores exemplos de homem público, quando prefeito de Palmeira dos Índios, além de ser um dos maiores escritores do País”, afirmou, ao falar também do papel significativo da engenharia no desenvolvimento da Nação. “A engenharia é a mola mestra do Brasil. Sinta-se engenheiro de Alagoas também, Alexandre”, afirmou.
 
O ex-vereador Antonio Arnaldo Camelo fez um pronunciamento também ressaltando a importância do momento, entregou um quadro de John Lennon, de quem Alexandre Santos é admirador e fã, e encerrou cantando uma música para os presentes.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.