abcdeO índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) apresentou alta de 2,9 na passagem de julho para agosto, atingindo 51,8 pontos, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
A melhora no ICEI ocorreu em função do componente de Expectativa, que ficou em 55,3 pontos, já que o Indicador de Condições Atuais, situou-se abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que aponta que as condições correntes de negócio da indústria da construção continuam mais negativas que há seis meses.
 
Os indicadores de nível de atividade e de número de empregados atingiram, em julho, 48,0 e 46,2 pontos, variação positiva de 1,3 e de 2,8 pontos, respectivamente, ante junho. Na comparação com julho de 2017, os indicadores cresceram 3,7 e 3,6 pontos, respectivamente, o que indica menor ritmo de queda do nível de atividade e do número de empregados.
 
O indicador de nível de atividade em relação ao usual cresceu 0,3 ponto em julho ao atingir 35,9 pontos. Apesar da aproximação do nível atual com o usual para o mês, o indicador segue abaixo de 50 pontos, o que indica que o setor continua operando abaixo do normal. 
 
A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) registrou 58% em julho, um ponto percentual inferior ao observado em junho. Isso significa que a indústria da construção operou com 42% das máquinas, equipamento e pessoal parados no mês passado. Na comparação com a média histórica para o mês, a UCO apresentou queda em cinco pontos percentuais.
 
Todos os indicadores de expectativa apresentaram crescimento e ficaram acima dos 50 pontos em agosto. O resultado indica expectativa de crescimento do nível de atividade, de novos empreendimentos e serviços, do número de empregados e compras de insumo e matérias-primas.
 
Os indicadores de expectativa do nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços aumentaram 1,1 e 1,4 ponto, respectivamente, atingindo 52,6 e 51,6 pontos, em agosto. Os indicadores de compras de insumos e matérias-primas e do número de empregados cresceram 0,7 e 2,0 pontos, respectivamente, alcançando 51,2 pontos, em ambos os casos.
 
O índice de intenção de investimento (compras de máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, inovação de produto ou processo) cresceu 0,8 ponto na passagem de julho para agosto, atingindo 32,1 pontos. Ainda assim, o índice segue muito baixo, o que indica pouca intenção dos empresários do setor em investir. A intenção de investimento varia de zero a cem pontos e quanto menor o índice, menor a disposição dos empresários para fazer investimentos.
 
Ressalte-se ainda, que na comparação com agosto de 2017, houve crescimento de 3,0 pontos; e que o índice encontra-se acima da média histórica para o mês, de 31,6 pontos.
 
O índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) subiu 2,9 pontos em agosto, ao atingir 51,8 pontos. Com isso, o índice ultrapassou a linha divisória de 50 pontos, o que indica um retorno da confiança dos empresários do setor. 
 
O indicador de Condições Atuais registrou 45,0 pontos, sinalizando que as condições correntes de negócio seguem apresentando piora. O indicador de Expectativa cresceu 3,0 pontos para 55,3 pontos, o que se traduz em maior otimismo dos empresários para os próximos seis meses.
 
Para finalizar, importante destacar que apesar da melhora, o ICEI encontra-se em patamar inferior ao registrado em maio, antes da paralisação do transporte de cargas rodoviário, quando alcançou 53,8 pontos.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.