ddddComeçou nesta terça-feira (21/08) o Congresso Aço Brasil 2018, com representantes do setor discutindo as novas estratégias ante a exposição global promovida pelos Estados Unidos.
 
A abertura do evento teve a presença do presidente da Repúbica Michel Temer, além do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima. O destaque ficou para a posse do novo presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Sergio Leite de Andrade, CEO da Usiminas, que ficará à frente da entidade pelos próximos dois anos, no lugar de Alexandre de Campos Lyra, do grupo Vallourec. O vice-presidente do Conselho é Marcos Eduardo Faraco, da Gerdau.
 
Hoje, o primeiro dia do evento, o presidente Temer destacou a importância da indústria do aço na economia brasileira e ressaltou a retomada do setor, que passou por momentos difíceis nos últimos anos. “Ano passado estive presente neste mesmo evento, quando víamos que o setor siderúrgico passava por um momento crítico. Hoje vemos um crescimento de produção e vendas do aço para os mercados nacional e internacional”, destacou.
 
Antes de seu pronunciamento, Temer ouviu um apelo do presidente do Conselho do Instituto Aço Brasil, Sergio Leite, para que não haja abertura unilateral do mercado brasileiro em um mundo cada vez mais protecionista. “Sei dessa preocupação com o protecionismo e reafirmo que temos que proteger nossa indústria”, respondeu o presidente da República.
 
Para Sergio Leite, o mundo vive uma guerra de mercado com a China conquistando espaço e Estados Unidos e União Europeia tomando medidas para se proteger do avanço chinês por meio de sobretaxa (caso dos EUA) e salvaguardas (caso da Europa). “Apenas a América do Sul não apresentou posição sobre esta questão. Precisamos definir nossa postura e devolver o protagonismo do Brasil nas relações comerciais mundiais”, disse Leite.
 
Já o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, listou uma série de medidas que estão sendo tomadas pelo governo em parceira com as entidades ligadas à indústria do aço, entre elas o Instituto Aço Brasil, para garantir isonomia do mercado nacional e fortalece-lo ainda mais.
 
Para o ministro, deve-se destacar o esforço conjunto das empresas, entidades e embaixada brasileiras em Washington para evitar que os Estados Unidos sobretaxasse os produtos brasileiros assim como fez com os chineses e com vários outros países. “Não existe país forte sem uma indústria forte. Acreditamos que há espaço para crescimento, mas é preciso trilhar um caminho com reformas e controle de gastos”. Lima citou programas como o PEDEFOR que prevê a simplificação de regras para licitações, entre outras medidas.
 
Painéis
 
O tema ‘Indústria – Protecionismo ou isonomia?’ foi o primeiro painel do evento e contou com as participações do economista Antonio Delfim Netto; de José Ricardo Roriz, presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Marcos Lisboa, presidente do Insper; e Germano Mendes de Paula, professor Titular do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia. Ele apresentou estudos que comprovam a posição protecionista da China frente ao mercado produtor de aço mundial.
 
“Fiesp está totalmente engajada na retomada do crescimento da indústria brasileira e melhoria dos indicadores sociais do Brasil”, afirma José Ricardo Roriz, presidente da Federação.
 
Congresso Aço Brasil
 
Com o objetivo de promover a análise e o debate de temas de grande relevância para a indústria do aço no Brasil e no mundo, o Congresso reúne todos os anos renomados palestrantes nacionais e internacionais. Como destaques entre os convidados, estarão no Brasil na edição de 2018 Shunko Rojas, presidente do Fórum Global – G-20; Peter Levi, da Agência Internacional de Energia; e Michael Braungart; CEO da Environmental Protection and Encouragement Agency (EPEA).
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.