Um estudo realizado pelo Colégio Notarial do Brasil-Seção São Paulo (CNB-SP) revelou que nos últimos 12 meses os tabelionatos brasileiros lavraram mais de 378 mil escrituras públicas envolvendo transações imobiliárias. De acordo coma pesquisa, as negociações desses imóveis movimentaram mais de R$ 472,6 bilhões.
Já no Rio, o levantamento aponta que este ano o número de imóveis comercializados chegou a mais de 14 mil unidades, movimentando aproximadamente R$ 25,6 bilhões. O estudo faz parte do Projeto Indicadores Notariais, que tem o propósito de dar transparência as operações imobiliárias que são praticadas via cartórios de notas por meio de escrituras públicas.
Segundo o Colégio Notarial do Brasil-SP, a pesquisa sobre as transações imobiliárias via escritura pública será divulgada todos os meses. "Esta é mais uma ferramenta importante que os notários disponibilizam à sociedade. Os dados servirão também como informação relevante para todos que atuam no mercado imobiliário e em outros setores da sociedade civil", analisa Andrey Guimarães Duarte, presidente do CNB-SP.
Fonte: O Dia - 29/07/18