Ação terá duração de três dias e está sendo oferecida aos moradores de comunidade atendida pelo programa Vida Nova Nas Grotas
Ouvir de perto as necessidades das comunidades mais carentes em Alagoas sempre esteve entre as prioridades do Governo do Estado. E para aprimorar esse laço, a parceira com a ONU-Habitat, por meio do programa Vida Nova Nas Grotas, trouxe a Maceió a “Oficina Minecraft de Desenhos de Espaços Públicos”. A ação teve início nessa quarta-feira (4/7) e se estenderá até sexta (6/7), sendo oferecida aos moradores da Grota do Cigano.
O curso está sendo ministrado por especialistas que vieram da sede da ONU-Habitat no Quênia, Jose Chong, gerente de Programas, do Programa Global de Espaços Públicos, e o especialista em Tecnologias Digitais, do Programa Global de Espaços Públicos Eugenio Gastelum.
No Nordeste, Alagoas é o primeiro estado a receber a oficina. Usada em mais de 30 locais ao redor do mundo, a ação tem o objetivo de entender as necessidades dos moradores das comunidades usando um processo de participação inovador.
Para os jovens moradores da comunidade, o espaço está sendo algo inédito e inspirador, como conta o estudante de teatro, Erick Wagner, de 18 anos. “Acho incrível essa ação, e de uma responsabilidade muito grande, pois aqui estamos representando todos os moradores e, ao mesmo tempo, damos voz às necessidades de todos que estão lá. Nos divertimos com o jogo e ao mesmo tempo mostramos o que estamos precisando”, disse Wagner.
O projeto tem o objetivo de envolver os moradores das comunidades, em especial os jovens, na revitalização das suas comunidades. Para isso, os locais são recriados dentro do game, e os jogadores podem inserir aquilo que acham necessário para beneficiar o seu bairro.
Segundo o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, é sempre importante criar novos meios de comunicação com a população. “Essa é mais uma oportunidade de conhecermos as necessidades da população e dentro do projeto, atender o maior número de necessidades possíveis, com as ações do Vida Nova Nas Grotas”, salientou o secretário.
Conheça o Minecraft
O Minicraft é um game de construção a partir de blocos, que se assemelha ao jogo de Lego, permitindo ao usuário montar qualquer objeto, desde pequenas casas a até grandes construções, como prédios, pontes e até cidades inteiras. O jogo teve seu lançamento oficial em 2011 e já possui mais de 40 milhões de adeptos. Escolas em todo o mundo também usam a ferramenta como forma de incentivo a educação a alunos.
“Com o Minecraft, já tivemos experiências ao redor do mundo muito satisfatórias. É uma oportunidade inovadora das comunidades ganharem uma voz para que possam fazer parte do processo de melhorias no local onde moram”, explica Jônatas de Paula, analista integrante do escritório do ONU-Habitat em Alagoas.