O Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas – Sinduscon AL no mês de abril apoiou as iniciativas do projeto Abril Verde, que tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A grande novidade é que o "Lançamento Movimento Abril Verde 2017", desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) em parceria com as entidades que atuam em defesa da saúde e segurança do Trabalho, conquistou a segunda colocação no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Solenidade essa que aconteceu na última sexta-feira, dia 22 de junho, no encerramento do 16º Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), em Cuiabá (MT).
Ao longo de todo o mês de abril o Sinduscon realizou diversas ações em promoção ao conceito e importância da campanha. Os folhetos foram entregues na turma de MBA e durante a celebração dos três cursos sobre gestão ambiental que aconteceram no sindicato.
Prêmio
O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos ligados à Justiça do país. Ao todo, são 15 categorias. A Comissão Julgadora foi formada por 36 profissionais de diferentes áreas da Comunicação e de diversas regiões do Brasil. No total foram inscritos 286 trabalhos.
O TRT/AL foi finalista na categoria "Relacionamento com a Mídia", junto com o Tribunal de Justiça de São Paulo (projeto Adote um Boa-Noite, 1º colocado) e Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Prêmio ADPEC de Jornalismo - 3º colocado). Treze trabalhos foram inscritos na categoria.
O case apresentado pelo TRT/AL foi desenvolvido em parceria com Sesi, Senai, SRTE, MPT, Ademi, Sinduscon, Sesc e o Grupo Prevencionistas para lançamento das ações do Movimento Abril Verde, em abril de 2017. A contribuição da Comunicação do TRT/AL foi encontrar uma forma diferente e de baixo custo de abrir a programação do Abril Verde, conseguindo chamar a atenção da população e da imprensa.
A sugestão foi a colocação de 200 cruzes de madeira na areia da praia, numa referência às vítimas de acidente de trabalho no mundo, o que acabou atraindo a atenção de telejornais, rádios e rendendo manchetes em jornais e sites de notícias, todos falando sobre os acidentes de trabalho e a importância da prevenção deles.
Prêmios da JT - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi premiado em 1º lugar nas categorias "Fotografia" e "Mídia Radiofônica". O TRT da 23ª Região venceu a categoria "Publicação Especial" e o TRT da 8ª Região foi o vencedor do Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, com o projeto "Direitos Animados".