O Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas – Sinduscon por meio do Comitê Permanente Regional sobre condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção em Alagoas – CPR, realiza uma palestra sobre Responsabilidade Civil e Criminal, com o Procurador do Trabalho do Ministério Público Federal, Rodrigo Raphael Rodrigues de Alencar. O evento acontece no auditório do sindicato e reuniu profissionais do setor da construção.
A CPR é composta pelo Sinduscon e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas – Ademi - AL, representando a bancada Patronal. Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Contrução e do Mobiliário do Estado de Alagoas - Sindticmal, representando a bancada laboral e Superintendência do Trabalho, representando a bancada do governo.
A tarde foi aquecida de muitas dúvidas e perguntas sobre segurança do trabalho. Os Engenheiros, Empresários e colaboradores do segmento da construção civil puderam apresentar a realidade da capital alagoana e esclarecer varios entendimentos sobre como agir com os funcionários que não respeitarem as normas de segurança no canteiro de obras.
O uso do celular e a embriaguês foram os dois grandes pontos mais discutidos ao longo da palestra. Pois muitos colaboradores dos canteiros de obras desejam fazer uso dos aparelhos telefônicos e muitas vezes chegam embriagados ao expediente, atitudes às quais representam grande risco a vida dos trabalhadores.
O promotor Raphael Rodrigues de Alencar apresentou vários casos de acidentes de trabalho e reforça “se vocês desejam fortalecer a segurança no trabalho, é preciso abrir a cabeça e analisar os incidentes de pequenas e grandes proporções anteriores. Além de fazer uma análise profunda do acidente de trabalho, às vezes o descuido é do colaborador, às vezes é a nossa falta de atenção e alta tolerância. Precisamos entender que descumprir as normas de saúde e segurança no trabalho é muito mais caro do que cumpri-las”.
Algumas entidades que marcaram presença foram: Centro de referência Técnica à Saúde do Trabalhador – CEREST, Fundação para produzir e difundir conhecimento sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente - FUNDACENTRO PERNAMBUCO, Ministério Público do Trabalho - MPT-AL, Grupo de técnicos de segurança do trabalho das empresas sindicalizadas e associadas PREVENCIONISTAS-AL, Serviço Social da Indústria - SESI-AL e Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Alagoas – SINTESTAL.