A Fiea concluiu o processo de habilitação junto ao Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), para emissão do Certificado de Origem 100% digital para exportações com destino a Argentina e Uruguai.
O Processo de emissão do documento nas Federações das Indústrias é fruto da cooperação entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Latino Americana de Integração (Aladi) e o MDIC. A Aladi é formada por 13 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
“A tendência é que outros países da Aladi entrem no projeto- piloto para emissão de Certificados de Origem 100% Digitais (COD), a exemplo do Chile, que está em processo de adequação das aduanas”, explica Dielze Mello, Gerente do CIN/AL.
Esse novo processo para emissão do COD, pelo sistema da CNI, trará ainda mais vantagens, rapidez, redução de custos, autenticidade e segurança da informação, para os processos de certificação e validação da origem de mercadorias comercializadas entre os países membros.
Os certificados de origem já podem ser emitidos digitalmente pelo Sistema COD Brasil, no site: www.cod.cni.org.br. E a empresa que desejar emitir o COD deverá possuir a assinatura digital, ou seja, E-CPF e/ou Certificado Digital A-1. Para maiores informações sobre cadastro da empresa e de produtos no sistema, procurar o Centro Internacional de Negócios da FIEA (CIN/AL) por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do telefone: (82) 2121-3072.