Na avaliação do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, indústria tem uma participação importante no desenvolvimento do País
Os investimentos no Brasil devem registrar uma alta de cerca de 4% neste ano, em meio à retomada da economia e melhora do ambiente de negócios, afirmou o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, em entrevista ao portal Governo do Brasil.
“O Brasil, de maneira geral, teve uma retração importante nesses anos, sendo que nós recomeçamos a criar uma estrutura de base para crescimento [...] a partir de 2016”, avaliou o executivo. “Nós estamos imaginando que neste ano vamos ter um aumento de 4% na formação bruta de capital fixo [investimento]”, estimou.
Participação da indústria
Na avaliação de Andrade, a indústria tem sido um importante vetor de crescimento econômico nos últimos dois anos, com uma influência expressiva sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Para ele, o interesse do setor privado também será elevado em 2018. “Os últimos dois anos têm sido anos em que o Brasil tem feito um dever de casa importante – preparando um ambiente de trabalho muito bom para o investimento e para as empresas estrangeiras e brasileiras que queiram investir aqui”, pontuou.
Retomada
A trajetória de crescimento da indústria é fator de otimismo para a economia brasileira. Isso porque a produção industrial cresceu 2,5% em 2017, o que marcou o primeiro crescimento da taxa em três anos. Para analistas, este ano a produção pode chegar a crescer 3,81%, segundo estimativas do mercado financeiro.