20180430125926215840oDirigentes e gestores de entidades empresariais acompanharam, na última quarta-feira, 25 de abril, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o 3º Diálogo da Rede Sindical da Indústria. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento, transmitido de Brasília, por videoconferência, teve o objetivo de promover o alinhamento e o debate entre os sindicatos, as federações e a Confederação sobre Sustentabilidade Sindical, além de dar início às atividades do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) de 2018.
 
Reunidos pela Fiea, os presidentes de sindicatos acompanharam, atentamente, as orientações da CNI reveladas nas palestras do diretor de Desenvolvimento Industrial, Carlos Eduardo Abijaodi, da gerente-executiva de Desenvolvimento Associativo, Camilla Cavalcanti, da gerente de consultoria da Diretoria Jurídica, Fabiola Pasini, e da gerente de Fiscalização e Arrecadação, Alessandra Ciuffo.
 
“Nesse encontro vamos harmonizar e hegemonizar as informações que temos, transmitindo uma mensagem de futuro, de um novo trabalho que irá culminar com o sucesso desta realidade sindical”, disse Carlos Eduardo em sua fala na abertura da videoconferência. “Podemos, finalmente, ter uma estrutura sindical, apoiada pelas federações, que será fortalecida e poderá oferecer serviços que todas as empresas e indústrias necessitam”, complementou.
 
A gerente-executiva de Desenvolvimento Associativo, Camilla Cavalcanti, apresentou os novos pilares desenvolvidos pela CNI para o fortalecimento dos sindicatos. “Precisamos desenvolver estratégias e atuar de forma sistêmica, onde cada entidade faça sua parte. É essencial que os presidentes [dos sindicatos] estejam presentes nesse processo de sustentabilidade”, disse ela.
 
Os conferencistas também apresentaram planos para 2019, sugerindo atuações mais firmes por meio de parcerias com instituições privadas, forte ação de marketing para conquistar mais associados e desenvolvimento ou adaptação de plataformas on-line.
 
O vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, coordenou o evento. “Foi muito importante, pois os sindicatos patronais estão numa fase de mudança na forma como se posicionam em relação aos associados. Aqui conheceram serviços que os sindicatos podem oferecer às empresas associadas, contando com a ajuda das entidades do Sistema Indústria. Também haverá a tentativa de sustentabilidade sindical através da cobrança de uma taxa nacional”, revelou.
 
Segundo José Nogueira, essa nova realidade exigirá que os sindicatos reafirmem, em suas bases, a necessidade que as empresas têm de se associarem a eles.
 
“Foi uma grande oportunidade de conhecermos os caminhos que levarão à superação das dificuldades, especialmente nessa fase que os sindicatos enfrentam redução de contribuições”, disse o presidente do Sindicato das Indústrias de Extração Mineral do Estado de Alagoas (Sindmineral), Carlos Paiva, que participou do Diálogo.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.