Não é segredo que uma boa apresentação pode aumentar, ainda mais, as vendas de um bom produto. E para auxiliar empresários alagoanos a se diferenciarem no mercado, principalmente o internacional, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu o workshop “Embalagem como Instrumento de Competitividade”.
“É um elemento de diferenciação no mercado. A partir da embalagem você pode atribuir mais valores ao produto. Ela tem um potencial de vendas, é um marketing gratuito, que deve ser apresentado da melhor forma”, destacou a consultora Dyanna Albuquerque, designer de interiores formada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e pós-graduanda em Liderança da Inovação pela Faculdade da Indústria – IEL.
Segundo ela, muitas pessoas acabam comprando um produto pela embalagem, atraídas por cores, formas e pela sofisticação. “Tudo aquilo que você conseguir atribuir de valor na embalagem e fazer com que o cliente perceba, com certeza, dará resultado nas vendas”, explica.
O curso, realizado nesta quinta-feira, 19 de abril , na Casa da Indústria, teve o objetivo de orientar as empresas sobre o desenvolvimento de embalagens para exportação. As explicações incluíram desde o design até características técnicas, como materiais utilizados, processos, máquinas e equipamentos.
Há 25 anos no mercado, o empresário Jurg Hassenstein, que participou do workshop, sabe que ser inovador e buscar a sustentabilidade também é importante no mundo empresarial. É da Norvinco, empresa dele, a caixa ecotérmica, destinada ao transporte de produtos termossensíveis.
Ela é desmontável, tem impressão e tamanhos personalizáveis e se adapta às necessidades dos clientes. Também é 100% reciclável, ajudando a preservar o meio ambiente, ao contrário das caixas de isopor. “Você tem que pensar no bem do cliente”, destacou o empresário.
Em 2017, o produto da Norvinco ficou em primeiro lugar na categoria Artigo Destaque do Prêmio Inova Talentos 2017, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de possuir o Selo Verde de Produto Amigo da Natureza, concedido pelo Instituto Chico Mendes.