A Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) selecionou um projeto do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) que propõe recuperar um prédio federal abandonado há 50 anos para abrigar 40 famílias de baixa renda bairro Floresta, no centro Porto Alegre.
Os arquitetos e urbanistas responsáveis pelo projeto arquitetônico são Franthesco Spautz, Karla Moroso, Paola Maia Fagundes, Paulo Bicca e Taiane Chala Bedusch, do escritório AH! Arquitetura Humana. O edifício é hoje espaço de ocupação de diversas famílias do Assentamento 20 de Novembro, movimento que ganhou a concessão do direito real de uso do edifício em 2016.
O prédio, em ruínas, terá algumas habitações populares, uma pequena biblioteca e um centro cultural. Os arquitetos propõem que os tijolos maciços e terrosos sejam removidos e retornem ao prédio na forma de cobogós, característicos da arquitetura brasileira, de paisagismo e de mobiliário das áreas externas.
Atualmente, o projeto tramita na Comissão de Análise e Aprovação da Demanda Habitacional Prioritária (CAADHAP).