20180222150707473499uNesta quinta-feira, o representante do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas – Sinduscon – AL, Pedro Fernandes, que é membro da Comat e do Sinduscon no Futuro, participou de uma reunião pautada no Subsídios para a revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de segurança contra incêndio. O evento aconteceu Sinduscon-SP e contou com uma programação repleta de novidades e novas tendências para 2018.
 
A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT promoverá a revisão da ABNT NBR 15575 e a COMAT-CBIC e o SENAI Nacional, com a correalização do Sinduscon-SP e do SECOVI-SP, estarão organizando quatro workshops para a formatação de um estudo técnico para proposta de revisão de itens específicos da norma, são eles: Workshop 1 – Subsídios para a revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de segurança contra incêndio.Workshop 2 – Subsídios para a revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de desempenho térmico e lumínico. Workshop 3 – Subsídios para a revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de vedações verticais internas e externas. Workshop 4 – Subsídios para a revisão dos requisitos de desempenho acústico de sistemas de pisos.
 
Além de um estudo técnico sobre a análise crítica da ABNT NBR 15575:2013 após cinco anos de aplicação – subsídios para a revisão da norma de desempenho, a ser coordenado pela Eng. Dra. Maria Angelica Covelo Silva , da NGI Consultoria e Desenvolvimento, empresa de consultoria sediada em São Paulo,  que terá o papel de organizar as contribuições levantadas e gerar um documento que será apresentado e discutido no 90º ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção, a se realizar de 16 a 18 de maio de 2018, em Florianópolis.
 
A CBIC e o SENAI Nacional, com a correalização do SindusCon-SP e do SECOVI-SP, estão iniciando, em conjunto, um trabalho organizado e coordenado para que, com a maior participação possível dos agentes diretamente envolvidos na aplicação da norma, se possa identificar os referidos pontos de melhoria. Não é pretendida uma revisão irrestrita, mas focada em itens cuja prática e estágio tecnológico atuais, organização de mercado e disponibilidade de conhecimento, de projeto e construção, demonstraram que requerem aperfeiçoamentos.
 
Serão realizadas ações específicas, dentre elas a consulta às principais entidades e instituições que trabalham com a abordagem de desempenho, com a aplicação da norma ou com serviços e produtos diretamente relacionados à sua aplicação às edificações residenciais. Outra ação será a realização de 4 workshops focados nos temas das seis partes da norma.
 
“Completado os cinco anos de publicação da norma de desempenho, os workshops terão papel fundamental na proposição de texto base com sugestões de revisão da NBR 15.575. Desta forma, dirimindo divergências e facilitando seu entendimento. Neste contexto, busca-se a harmonização da norma de desempenho com outras normas ABNT, bem como legislações municipais, estaduais e federais já existentes. Projeto encabeçado pela CBIC COMAT, em parceria com instituições de ensino e associações de projetistas e fabricantes de materiais”, afirma Pedro.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.