sophia 18.12.2017 990x719Faleceu na manhã dessa segunda-feira (18/12), na cidade de Belo Horizonte, o engenheiro civil e empresário Paulo Safady Simão, ex-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A notícia levou consternação a empresários, dirigentes e profissionais da indústria da construção. “Perdemos um grande amigo, referência de cidadão, pai, profissional. Uma grande referência para mim, em especial”, afirmou José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Ele foi uma pessoa com o coração maior que ele próprio, uma pessoa do bem, que sempre nos elevava com sua bondade. Fica a sua história como nosso grande patrimônio”, acrescentou. O corpo do ex-presidente da CBIC foi cremado nesta terça-feira (19/12), às 9h30, no Cemitério Renascer.
 
Preparado, habilidoso e visionário, Paulo Simão construiu uma carreira bem sucedida como empresário, combinada com uma trajetória de grande relevância e resultados na representação institucional da construção civil. Entre 1986 a 1992, presidiu o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon/MG). Em 2003, assumiu a presidência da CBIC, cargo que manteve até 2014 – nesse período, acumulou assentos no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República; no Conselho Diretor da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e a vice-presidência da Confederação das Associações Internacionais de Empreiteiras de Construção (CICA). Durante sua gestão, a CBIC fortaleceu sua posição nas entidades internacionais do setor.
 
Paulo Safady Simão nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 8 de março de 1949. Engenheiro Civil formado no ano de 1971 pela Escola de Engenharia da UFMG, especializou-se em Administração de Empresas na Fundação João Pinheiro, em conjunto com a Graduate School of Business da Columbia University de New York. À frente de diversas entidades, Simão também foi empresário – diretor presidente da Wady Simão-Construções e Incorporações LTDA e sócio-diretor da empresa Engeti Consultoria LTDA – e vice-presidente da Executiva Nacional do PSD. Ele deixa esposa, três filhos e netos.
 
Dirigentes e empresários lamentam a morte de Paulo Simão
 
Dirigentes e empresários da indústria da construção receberam com pesar a morte do Paulo Safady Simão. Nas reações, além da consternação, uma eloquente demonstração do respeito e carinho acumulados pelo ex-presidente da CBIC, reconhecido por todos como figura determinante para o fortalecimento do setor e o enraizamento do associativismo no Brasil.
 
Entidades do setor publicaram notas de pesar, destacando a importância de sua atuação para o desenvolvimento da indústria da construção no Brasil. “Paulo Simão foi um homem extraordinário, acima do seu tempo e com uma visão estratégica apurada que, de certa forma, deu um salto de qualidade na CBIC. Um homem que foi apaixonado pela família e pelos netos. Insubstituível como amigo e dirigente sindical”, afirmou Elson Ribeiro e Póvoa, vice-presidente financeiro da CBIC. 
 
“O setor da construção está entristecido. Ele dedicou boa parte da sua vida a representar com dedicação e competência o nosso setor. Levou a CBIC a patamares inimagináveis. Nossa entidade perde um de seus melhores presidentes, o Brasil perde um grande lutador e aqueles que trabalharam com ele, como eu, perdem um amigo”, disse Adalberto Cleber Valadão, vice-presidente administrativo da CBIC.
 
Visionário, Paulo Simão introduziu e fez enraizar a responsabilidade social na construção civil
 
Expressão que hoje qualifica ou enfraquece o perfil de empresas, a responsabilidade social foi introduzida na construção civil pela mente visionária de Paulo Safady Simão. Em 2003, por iniciativa sua foi criado o Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, que tornou-se responsável por ações emblemáticas nesse campo, como a realização do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), que oferece aos trabalhadores do setor e seus familiares um dia de exercício pleno de cidadania, serviços e entretenimento. Instituído em 2007, e hoje uma das mais emblemáticas ações do setor nesse campo, o Dia Nacional da Construção Social é celebrado todo mês de agosto, quando as entidades da construção civil mobilizam esforços para homenagear seu maior patrimônio: o trabalhador.
 
Em 2005, Paulo Simão criou outra ação de grande relevância para a indústria da construção: o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, cujo troféu passou a levar seu nome na edição de 2017. A premiação tem o objetivo de revelar e reconhecer as melhores iniciativas e práticas de responsabilidade social dentro da indústria da construção. “Este projeto simboliza a responsabilidade de um setor empresarial plenamente comprometido com a sociedade brasileira, na medida em que confere ao pilar social da sua atividade o devido valor que tem no conceito da sua sustentabilidade, estimulando e incentivando empresas e entidades a desenvolverem ações, projetos ou programas de responsabilidade social, incorporados às suas atividades do dia a dia”, disse o ex-presidente da CBIC em breve discurso proferido na cerimônia de entrega da premiação dias atrás.
 
Foi uma de suas últimas aparições públicas, em momento de confraternização com os muitos amigos que cultivou no setor. Na ocasião, Paulo Simão esbanjou alegria e emocionou a plateia. “Quando a gente pensa que já encostou definitivamente as chuteiras, surge um momento glorioso como este. A homenagem que recebo me tocou fundo”, afirmou na ocasião.
 
Presidente da CBIC, José Carlos Martins comentou a relevância da homenagem. “Uma justa homenagem ao Paulo Simão, que foi o grande incentivador do cultivo da responsabilidade social na construção. É o reconhecimento a todo o trabalho que desenvolveu nesse campo, começando pela criação do Fasc, uma das áreas de grande importância da CBIC”, destacou Martins. Esse é um dos grandes legados de Simão que persistirá ainda por muitos anos na indústria.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.