Após 45 dias de um processo eleitoral que movimentou os profissionais de Engenharia, além de técnicos e tecnólogos da área, Fernando Dacal foi reconduzido, para o próximo triênio, com boa margem de votos à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL). Totalizando 700 votos, Dacal ficou à frente de Disneys Pinto, com 203 votos, e Mário Agra, que alcançou 173.
Após a confirmação da vitória, o presidente reeleito agradeceu à sua família, aos companheiros de caminhada e destacou a intenção de seguir com os avanços que já vêm sendo implantados no conselho nos últimos três anos. Dacal também reforçou o objetivo de concretizar os dez pontos destacados em sua campanha, que teve como base um plano de metas, ações e estratégias traçadas até 2020.
“Fui convocado por lideranças de várias entidades e pelos profissionais da Engenharia, Agronomia, técnicos e tecnológicos para participar desse pleito e dar continuidade à gestão que estamos fazendo no Crea. Conquistamos o respeito da categoria com ações responsáveis, que buscam sempre uma gestão de excelência e a valorização da nossa profissão. Seguiremos agora com a responsabilidade de consolidarmos as conquistas adquiridas no último triênio e de alcançarmos muitas outras vitórias daqui por diante”, comentou Fernando Dacal.
Plano de metas, ações e estratégias
Durante a campanha, além de trazer aos profissionais as conquistas obtidas nos últimos três anos de sua gestão como convênios e debates técnicos, prestígio nacional, resgate da história do conselho, valorização profissional, entre outros, Dacal apresentou dez metas para a próxima gestão. São elas: descentralização do atendimento; interiorização das ações; consolidação do modelo de excelência de gestão; programa de treinamento para colaboradores; fiscalização eficaz em defesa da sociedade; criação do colégio de empresas; aproximação com instituições de ensino; incentivo às entidades profissionais; consolidação da sustentabilidade financeira e aprimoramento dos meios de comunicação.
“Algumas das ações que propusemos já estão em curso e serão melhoradas, outras têm que ser implantadas para que o nosso conselho seja ainda mais forte. Em cada visita que fiz a instituições e empresas, em cada conversa que tive com profissionais da nossa área busquei absorver as críticas e sugestões que nos passaram. A participação de cada profissional é fundamental para o desenvolvimento do Crea, e o apoio que recebemos durante todo esse processo demonstra que estamos no caminho certo”, avaliou.
Conselheiro federal e diretoria da Mútua
Ao mesmo tempo em que votaram para escolher o presidente do Crea, os profissionais da área também definiram seus representantes no Conselho Federal e diretoria da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.
Apoiados por Fernando Dacal, Zerisson Oliveira foi escolhido como conselheiro federal, Fábio Loureiro foi reconduzido à diretoria geral da Mútua-AL e Aloisio Ferreira foi reeleito diretor administrativo da Mútua-AL.
A votação em Alagoas foi realizada na sexta-feira (15), das 9h às 19h, nas cidades de Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.