revistamercadoimobiliario BctYMu FayDO Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), realizou, na noite desta terça-feira (12), uma noite especial. Além da comemoração antecipada do Dia do Arquiteto e Urbanista, o conselho realizou a diplomação dos novos conselheiros eleitos para o próximo triênio (2018-2020). As comemorações contaram ainda com a anúncio dos premiados na terceira edição do Prêmio Zélia Maia Nobre de Excelência em Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo e entrega de seus prêmios, além da apresentação do Portal da Arquitetura Alagoana e da homenagem aos conselheiros que terminam seus mandatos no final deste mês.

A mesa foi composta pela presidente do CAU/AL, Tânia Gusmão; representando as instituições de ensino de superior, Dilson Batista Ferreira, superintendente da Sinfra- Superintendência de Infraestrutura da Ufal; representando os conselhos de classe, Vilmar Pinto da Silva, presidente do Creci/AL. Também fizeram parte o coordenador da comissão eleitoral do CAU/AL, Jorge Marcelo Cruz e representando a nova gestão, o conselheiro federal por Alagoas, Heitor Maia.

Durante o discurso de abertura, a presidente destacou a importância da noite e o motivo de ela ser tão especial. “Nesta noite estamos comemorando antecipadamente o dia 15, que foi escolhido para o Dia do Arquiteto e Urbanista e data de fundação do CAU em homenagem ao arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, o mais famoso e ilustre arquiteto brasileiro. Niemeyer recebeu do CAU o registro profissional número um e por mais de 50 anos foi um dos grandes defensores da criação de um conselho próprio para a Arquitetura e Urbanismo, o que se concretizou em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378”, destacou a presidente.

Ela enfatizou, ainda, que somente em Alagoas, temos 1.600 profissionais de Arquitetura e Urbanismo registrados e aptos a exercer de forma legal a profissão.

“Para se ter ideia da importância da nossa profissão, somos os mais preparados para pensamos na cidade como um todo, no planejamento dela, além de ajudar a definir políticas para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no país”, pontuou.

No segundo momento da noite os convidados puderam conhecer o Portal de Arquitetura Alagoana, que reúne diversos estudos sobre o patrimônio histórico, técnico e artístico de Alagoas. A apresentação do portal foi feita pela professora doutora Adriana Capretz Borges da Silva Manhas e as alunas Quézia Micaelle de Oliveira Teixeira, Mirele Soares da Silva e Lettícia Prado de Almeida. O portal prestou uma emocionante homenagem para a arquiteta Zélia Maia Nobre, que foi a escolhida para levar o nome do prêmio que este ano esteve em sua terceira edição.

Prêmio Zélia Maia Nobre

O “Prêmio Zélia Maia Nobre de excelência em Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo” tem como objetivo incentivar o concurso público de projetos, valorizando novos profissionais. O prêmio, que estimula e valoriza novos profissionais que estão ingressando no mercado, homenageia a professora Zélia Maia Nobre, uma das fundadoras do primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo no estado de Alagoas. O prêmio entrou para o calendário de atividades do CAU/AL em 2015 e acontece durante as comemorações do dia do Arquiteto e Urbanista.

Organizado pela Comissão de Ensino e Formação, o prêmio teve participação de estudantes do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do estado de Alagoas de instituições públicas e privadas, com trabalhos de conclusão apresentados e aprovados no período de 02 de outubro de 2016 a 01 de outubro de 2017, cujo escopo seja projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico.

Os trabalhos inscritos foram julgados pelos profissionais Ester Buarque Ramirez, Fernando Alves Honaiser e Leonardo Salazar Bittencourt. Este ano, além de três vencedores, um participante recebeu menção honrosa, que foi concedida para o trabalho “Os Dois Extremos da Vida: Projeto Arquitetônico de um Lar de Idosos/Creche em Maceió-AL” de autoria de karina Goes de melo costa, orientada pelo professor Dilson Batista Ferreira.

Em primeiro lugar venceu o projeto “Centro Cultural Filé da Barra: Anteprojeto de um Espaço Cultural e de Lazer para o bairro do Pontal da Barra”, Maceió-AL, de autoria de David Alves de Andrade, orientado pelo professor Alexandre da Silva Sacramento. Como prêmio, o aluno recebeu R$ 5 mil reais mais uma bolsa integral num curso de pós graduação latu senso (Fonte: http://www.caual.gov.br/?p=10798

 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.