Depois de dois anos consecutivos de retração nas vendas, com queda acumulada de mais de 11%, o varejo de material de construção deve fechar este ano com crescimento. A previsão é de uma expansão de 5%, em comparação a 2016, ainda insuficiente para recuperar as perdas da recessão.
A projeção da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) veio após a divulgação de uma expansão de 2% nas vendas do setor em novembro, frente ao mesmo mês do ano passado. Com o resultado, o varejo de material de construção acumulou alta de 5% no ano. O desempenho do mês representou uma perda de ritmo, já que até outubro a alta acumulada do setor estava em 6%.
Na comparação com o mês de outubro, o crescimento foi de 3%, segundo o estudo da Anamaco. Nessa base comparativa, a única região que apresentou retração foi o Centro-Oeste, com queda de 11%. As regiões Sul, Norte e Sudeste tiveram expansões de 9%, 5% e 4%, respectivamente. Já o Nordeste apresentou um resultado praticamente estável, em relação as vendas de outubro.
De acordo com o presidente da entidade, Cláudio Conz, o crescimento do mês de novembro foi puxado pelas lojas com mais de 50 funcionários, que avançaram 10% no período. "Isso mostra que o brasileiro voltou a construir e reformar, pois é para essas lojas que a maioria dos consumidores se dirige quando quer comprar em grandes quantidades", diz.
O executivo destacou ainda o impacto da queda da inflação na melhora das vendas. "Tivemos uma alta também pela queda da inflação, que influencia positivamente a confiança do consumidor", afirma.
O levantamento mostrou ainda que 29% dos 530 lojistas entrevistados contrataram no mês de novembro, enquanto 11% disseram que pretendem contratar em dezembro. Boa parte (38%) afirmou também que pretende realizar aportes nos próximos doze meses. (Texto Publicado DCE - Foto/Divulgação - 05/12/2017)