O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas é tricampeão nacional no Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI), cuja solenidade de premiação ocorreu nessa terça-feira, 28, na sede do Departamento Nacional, em Brasília-DF.
Em sua 3ª edição, o DSPI é uma iniciativa do Departamento Nacional da entidade para fomentar o uso de Metodologia Senai de Educação Profissional (MSPE) e o empreendedorismo como processo de inovação pela educação.
“A competição é uma estratégia educacional que busca levar para as salas de aula os desafios que fazem parte do dia-a-dia das empresas e propor uma solução, por meio da elaboração de projetos”, explica Nívia Andrade, gerente executiva de Educação do Senai/AL.
"Ainda comemorando o resultado conquistado pelos alagoanos, a gerente afirmou que o Desafio, “é uma iniciativa que leva os alunos a pensarem de forma empreendedorae a desenvolver competências a cada dia mais exigidas no mundo do trabalho”.
O projeto vencedor na categoria Aprendizagem Básica, entre 47 trabalhos inscritos de todo o Brasil, foi desenvolvido por alunos do Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa, localizado no Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.
O “Leve Obra” é um sistema modular de alta adaptabilidade (vertical e horizontal) sem a necessidade de madeirites, alvenarias provisórias utilizadas atualmente ou qualquer outro material descartável. A ideia é reduzir os custos gerais de matéria-prima e mão de obra, como também evitar a geração de resíduos sólidos. No sentido econômico, um ótimo negócio; no sentido ambiental, uma opção sustentável.
A ideia é dos alunos Jamerson Alves, Luana Justino e Tiago Freitas, do curso de Assistente Administrativo, e João Vítor, de Aprendizagem Industrial em Eletricidade. Eles foram orientados pelos instrutores Gabriel Senna (Gestão) e David Melo (Construção Civil). O interlocutor junto ao Senai/DN foi o instrutor Martín Diaz (Gestão). (Publicado Sinduscon-AL/Texto e Foto - 10/11/2017)