fieaA Confederação Nacional da Indústria (CNI), em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e através da Unidade Sindical, promoveu, nesta quarta-feira (10), a Oficina de Desenvolvimento de Competências com o tema Ações de Influência no Sistema Indústria. A ação abriu a etapa prática do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) de 2018. O evento ocorreu no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, das 9h às 13h, e teve como instrutor o advogado e consultor empresarial Amir Ben Kauss.
 
O principal objetivo foi contribuir para que os participantes entendam, planejem e implantem ações de influência bem sucedidas nas entidades. Para isso, Kauss defendeu a implantação de um modelo de ação adequado às necessidades dos sindicatos, atendendo às demandas das empresas que fazem parte das bases de atuação.  
 
Com direcionamento para diretores e executivos dos sindicatos que fazem parte da FIEA, a oficina contou com participantes de diversos setores. O Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas (Sinplast/AL) foi representado pelo presidente Gilvan Leite, e pelos diretores, Luiz Magalhães e José Manuel Marques.
 
Também estiveram presentes o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindipan/AL), Alfredo Dacal, os diretores do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento (Sinprocim/AL), Roberto Kasprzykowski Boness, e do Sindicato das Indústrias de Energia (Sindienergia/AL), Alberon Toledo. Os executivos do Sindicato das Indústrias de Cerâmica, Luciana Costa, do Sindicato das Indústrias de Produtos Lácteos (Sileal/AL), Cícero Souza, e a superintendente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/AL), Íris Araújo, representaram os presidentes que não puderam comparecer.
 
Em sua fala de abertura, o gerente da Unidade Sindical, Francisco Acioli, agradeceu a presença do palestrante e de todos os participantes. “Essa é uma oportunidade de conhecer melhor o Sistema Indústria e fortalecer os Sindicatos nesse novo momento pelo qual estamos passando”, declarou. 
 
Amir Ben Kauss aproveitou para agradecer a FIEA e ao gerente pela mobilização e oportunidade de ter um grupo rico de representantes sindicais. “Conhecemos o grande trabalho que é feito pela base sindical aqui da Federação e o trabalho que ela faz com seus Sindicatos, que têm muita referência”, disse. 
 
Após observar o compartilhamento de experiências dos participantes, o instrutor destacou pontos altos e baixos nos sindicatos. “Percebi que muitas ações já existem de forma eficiente, como é o caso da participação em diversas entidades externas. Mas ainda há um desafio muito grande no planejamento estratégico das ações de influência, porque sabemos que os sindicatos têm estrutura limitada e é preciso definir onde atuar de maneira mais forte”, afirmou.
 
Ainda acrescentou a necessidade de divulgar as ações com a base “Esse ponto é fundamental, porque as ações de influência corretamente divulgadas certamente se reverterão na aproximação dos sindicatos com as empresas”, complementou. Para obter melhores atuações, Kauss validou a necessidade de estimular os sindicatos para que busquem mais associados, realizem mais mobilizações e sempre divulguem os resultados obtidos a partir de ações de influência bem-sucedidas. 
 
O papel dos sindicatos no Sistema Indústria, a implantação das ações de influência no sindicato, as maneiras de potencializar os ganhos obtidos, a superação de desafios, entre outros assuntos permearam a oficina, que contou com várias dinâmicas. “A partir de oficinas como essa, que trata de um dos assuntos mais importantes para os sindicatos, as ações de influência, acredito que muitos irão colher os frutos com resultados mais eficientes e que irá se traduzir na ampliação de suas empresas filiadas, na manutenção daquelas que fazem parte da base e no incremento de receitas. Saio com uma percepção muito positiva e com ótimos resultados observados”, concluiu Kauss.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.