c161d5a8 9636 4828 9f42 ec9b427cb13dNova ferramenta da construção civil vai garantir economia e praticidade nas futuras obras públicas; setor privado também deve buscar capacitação
 
Na medida em que o tempo passa, as novas tecnologias no mercado da construção civil oferecem cada vez mais praticidade e economia para as empresas e profissionais da área. Para que isso ocorra, é necessária a busca pelaespecialização ideal. No último dia 17 de maio, o Governo Federal deu um passo importante quando instituiu o decreto 9.377, que busca disseminar a utilização BuildingInformationModelling, mais conhecida como tecnologia BIM.
 
O documento foi assinado pelo presidente Michel Temer e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Lima, no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção, o Enic, que aconteceu em Florianópolis. Agora, o governo federal já antecipa a necessidade das empresas e profissionais de se especializarem nesta tecnologia em projetos federais, se adequando também a outras iniciativas do setor público e privado para impulsionar a adoção da modelagem no País.
 
Entre as medidas previstas estão a difusão do conceito, estruturação do setor público para adoção do BIM, e a criação de novos requisitos para compras governamentais. Inclui, ainda, a capacitação de profissionais e a elaboração e atualização de guias para edificações.
 
O engenheiro civil Evandro Vasconcelos, que também é representante de Alagoas na Câmara Brasileira de BIM (CBIM), vem buscando incentivar que o mercado alagoano comece a aderir essa nova ferramenta. “É um salto de tecnologia para a nossa construção civil. O decreto é o pontapé inicial para que os empresários alagoanos tenham mais segurança e passem a cobrar a tecnologia dos projetistas, e isso envolverá as academias, as universidades, os sindicatos, e todo ramo voltado a construção civil”.
 
Evandro também explica que a nova geração da Engenharia naturalmente já busca por novas tecnologias, e isso pode significar grande crescimento dentro dos próximos anos. “Existem profissionais jovens que já entregam seu trabalho em BIM”, destacou.
 
Movimento em Alagoas
 
Em 2017, o ConselhoRegional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) assinou um convênio para incentivar a utilização da tecnologia BIM no mercado alagoano, já prevendo o crescimento desta tecnologia no ramo.
 
Desde então, o Crea-AL vem cedendo sua estrutura física para a aplicação de cursos e eventos ligados ao assunto, além de atuar diretamente na projeção da tecnologia no estado.
 
O Grupo Alexander Justi é uma das referências na disponibilização desses cursos. Alexander, diretor executivo do grupo, enfatiza que o decreto ajudará muito na divulgação do assunto, e visualiza a importância dessa qualificação no futuro dos profissionais do ramo e até para o desenvolvimento do país.
 
“Quanto mais profissionais especializados, mais qualidade no mercado. Agora as construtoras poderão enxergar as vantagens da plataforma, e quem estiver capacitado não será pego de surpresa. Em breve serão lançados editais para obras públicas que devem cobrar o critério da especialização em BIM”, alertou.
 
Mais produtividade e economia
 
Considerado uma revolução do ramo de construção civil, o BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, é um modelo de gestão de informação que aumenta a produtividade e reduz custos e riscos na construção civil.
 
Além disso, por fornecer informações precisas sobre quantidade e qualidade de materiais e prazo da construção, promove a transparência de processos licitatórios e compras públicas.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.