WhatsAppImage20180312at23.32.53Uma audiência pública debateu, na manhã desta segunda-feira (12/03), na Câmara Municipal de Maceió, o tremor de terra registrado no último dia 3 de março na capital e que provocou medo na população e danos em algumas áreas da cidade. O debate foi proposto pelo vereador Silvio Camelo (PV) e reuniu especialistas e representantes ligados ao Crea Alagoas, além da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Ministério Público Estadual (MPE).
 
“É preciso saber o que causou o tremor, se ele pode voltar a acontecer, se pode se estender para outros bairros. É importante compreender o que aconteceu antes de tomar qualquer medida”, afirmou o parlamentar, ao dizer que “o volume muito grande de chuva no dia em que ocorreu o abalo faz com que fiquemos mais preocupados ainda, porque já já está começando o inverno”. O parlamentar destacou ainda que “a Câmara acompanhará os desdobramentos de tudo o que foi discutido aqui. Se preciso, e eu creio que sim, faremos uma nova audiência pública”, disse.
 
Presente no debate, a Defesa Civil municipal informou sobre a chegada em Alagoas de uma equipe do Serviço Geólogo do Brasil, que investigará o fato. O vereador Silvio Camelo informou que um diagnóstico, a partir de estudo geofísico em andamento, deverá apontar as causas do tremor.
 
O presidente do Crea Alagoas, Fernando Dacal, defendeu o trabalho realizado pelos profissionais alagoanos, destacando a necessidade dos poderes executivos garantirem recursos para estudos mais aprofundados sobre o recente fenômeno. A valorização do profissional da terra foi a bandeira levantada por Dacal na audiência. “Precisamos olhar para o nosso corpo técnico. Ele precisa ser mais valorizado, começando pelos salário que recebem. Acredito que todos daqui têm competência para dar a resposta que a sociedade quer. O que falta é o suporte financeiro”, disse.
 
MORADORES – Moradores de áreas afetadas pelo tremor puderam expor suas demandas e cobrar pessoalmente aos gestores uma resposta para as causas do abalo sísmico que em alguns bairros, além do medo, provocou danos materiais, como foi o caso do bairro Pinheiro.
 
“Moramos há 35 anos no local e nunca havia acontecido isso. Há quatro anos, mais ou menos, começamos a perceber o piso todo deformando. Agora, com esse tremor, abriu uma fenda no meio do condomínio. Estamos apreensivos, não conseguimos dormir”, disse Maria da Piedade Melo, moradora do Condomínio Espanha, no Pinheiro.
 
 logo22
 
Os artigos e matérias assinadas nesta Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário
são de responsabilidade dos seus autores.
Av Antônio Gouveia, 1113
Galeria Arte Pajuçara - sala 04
Pajuçara, Maceió
Alagoas CEP 57030-170

Tels: (82) 3185-5277 | 99974-8983
99946-8767 | 99689-44922

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Copyright © 2017 Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário.
Powered by Web na faixa.